ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL






A entrevistada é Daiana Bagattoli, nutricionista em Vilhena há quatro anos. Está estabelecida na Avenida Capitão Castro, 4004, centro, com consultório e comércio de produtos naturais “natturalize”.











1- O que vem a ser uma alimentação saudável?
 É uma alimentação equilibrada que supra as necessidades do indivíduo, promovendo ou                       recuperando a saúde dele.


2- O prato mais comum e acessível da gastronomia brasileira: arroz e feijão, carne, salada e batatas fritas constitui em uma refeição pesada com produção de gordura abdominal?

Com exceção da batata frita, é u m prato saudável. O arroz e o feijão é uma boa combinação, porém a utilização bacon, excesso de óleo e temperos industrializados em seu preparo é prejudicial à saúde.

3- Em sua opinião a população é preocupada com a qualidade dos alimentos que consome?

Até pouco tempo atrás se dava pouca importância à qualidade da alimentação; entretanto, recentemente, observa-se aumento do número de doenças cardiovasculares, diabetes e dislipidemias (colesterol elevado, por exemplo) e a obesidade, principalmente a infantil; isso fez com que muitas famílias brasileiras se preocupassem com a qualidade das refeições. Estou há três anos em Vilhena atuando no mercado de alimentação saudável e posso dizer com toda certeza que os Vilhenenses têm se preocupado cada vez mais com a alimentação.

4- As pessoas deveriam ter mais conhecimentos sobre dietas relacionadas à prevenção e ao combate de doenças?

Hoje, na mídia há uma divulgação maciça sobre alimentação saudável e dietas, o problema é a maneira como essas notícias são veiculadas, muitas delas não atingem ou atingem de maneira errada a população. A melhor forma de se obter informações sobre a alimentação saudável e dietas é com a orientação de um profissional. Até porque cada caso é um caso, por isso há necessidade de uma orientação individualizada.

5- Qual a sua opinião sobre os alimentos funcionais?

Os alimentos funcionais são aqueles que oferecem algum benefício adicional para saúde no sentido de tratar ou prevenir doenças. A ciência dos alimentos vem crescendo muito nos últimos anos e a inclusão de alguns alimentos específicos na dieta de acordo com a necessidade do paciente é capaz de produzir ótimos efeitos sobre sua saúde.

6- É possível comer razoavelmente bem e manter a forma?

Depende da maneira que você interpreta “comer bem”, para mim comer bem é ter uma alimentação saudável e rica, sob este aspecto é essencial comer bem para manter a boa forma. Mas se com “comer bem” você quer dizer comer grandes volumes ou alimentos mais calóricos eu digo que depende, é possível ingerir algo mais calórico ao longo da semana desde que sem exageros, e tudo depende da sua alimentação ao longo da semana e rotina de atividade física.

7- Como se explica o fato de pessoas que emagrecem com facilidade, inclusive com perda de massa muscular e, outras que sofrem muito com dietas e não conseguem emagrecer?

Essa dificuldade em emagrecer é relativa porque muitos acham que fazem de tudo para emagrecer, mas esse “tudo” nem sempre é composto de estratégias corretas, muitas são dietas malucas que acabam desacelerando o metabolismo e fazendo com que o peso aumente. Outro erro é praticar atividade física em jejum, fazendo isso a tendência é que seu corpo tente preservar ao máximo a gordura corporal, isso acontece devido ao mecanismo de defesa do nosso corpo, ele entende que está sendo submetido a um gasto de energia sem que tenha recebido nada previamente, então ele tenta preservar ao máximo seu estoque de energia, ou seja, a gordura corporal. Esse é o erro mais comum que observo entre as mulheres que se matam na academia para emagrecer, pensam que malhando em jejum vão queimar mais calorias, na verdade isso é um "tiro no pé".
Quanto a quem emagrece com facilidade também é relativo, o que vejo em consultório é que a maioria das pessoas com baixo peso tem mesmo uma alimentação deficiente ou um nível de atividade física elevado. É preciso investigar.
Em ambos os casos, também, se faz necessário o acompanhamento médico para descartar qualquer problema de saúde que interfira na perda ou ganho de peso.

 Categoria: entrevista
Postado por:Lucineide Clara de Alencar Barros





Postagens Relacionadas
Anterior
« Anterior
Proxima
Proxima »