Postado por: Lucineide Clara de Alencar Barros

CONTROLE DA DENGUE EM VILHENA.

O entrevistado é Paulo Tarcísio Cremasco, Coordenador da Divisão de Endemias da Secretária Municipal de Saúde de Vilhena/RO.                                                 





1- Paulo, como o Município está combatendo a proliferação da Dengue Tipo quatro?
      Através de campanhas publicitárias, como divulgação em outdoor; palestras nas escolas públicas e nas Universidades. No dia 7 de fevereiro realizamos palestra no SESI e já estão programadas outras palestras para o dia 19 de fevereiro na FAROL( Faculdade de Rondônia) e IESA( Instituto de Ensino Superior de Santo André). Também foi realizado Pit-Stop no semáforo do centro com objetivo de chamar a atenção para o problema, bem como pulverização de fumacê e realização de visitas domiciliares pelos agentes comunitários. É com a implementação dessas tarefas que combatemos a dengue e sua evolução.

2- Quantos casos de dengue hemorrágica já foram registrados em Vilhena?  
Em 2013 foi registrado 1 (um) caso, mas foi tratada e controlada e um caso de dengue complicado que evoluiu para a cura.

3-Qual é a sua avaliação sobre a responsabilidade do cidadão em eliminar criadouros do mosquito transmissor da dengue?
A responsabilidade da limpeza de quintais é 100% do cidadão, mas apenas 40% da população é preocupada com a eliminação de criadouro do mosquito transmissor. Os criadouros estão nos quintais, dentro de depósito d’água (tambores, caixas d’água, tunéis e pneus); em lixo; sucatas (coisas velhas); entulhos da construção civil (caixas d’água, latas vazias, lonas, tijolos e caixaria.).

3. Os agentes de saúde já sofreram resistência em relação à fiscalização de quintais?
Muito pouco, quase não existe manifestação de resistência. Porém, na concepção das pessoas a culpa é do governo, motivo pelo qual atribuem aos agentes comunitários à obrigação de retirar o lixo dos quintais. Cada agente comunitário tem mil residências para visitar, mas, às vezes não é possível retornar na mesma propriedade em 30 dias, daí o mosquito já proliferou, por isso é melhor limpar o quintal, até porque o ciclo de vida do mosquito é de 10(dez) dias.  A partir do dia18 de fevereiro, a Secretaria de Saúde vai notificar, com multa, moradores de residências cujos quintais estão sujos, bem como proprietários de lotes abandonados, com base no Código de Postura do Município e Código Sanitário, artigos 132 e 238.

O senhor poderia deixar uma mensagem à população?
A minha mensagem é que as pessoas se conscientizem e façam a sua parte, sem transferência de responsabilidade. E, também, não ignorar a própria obrigação, considerando que o problema não é seu e sim do governo.

Postagens Relacionadas
Anterior
« Anterior
Proxima
Proxima »