Grupo de Teatro 'O Imaginário' revive Rondon

       
            Rondonienses e matogrossenses vão poder reviver momentos históricos dos feitos de Marechal Candido Rondon comuns aos dois estados, graças à iniciativa do Grupo de Teatro O Imaginário.  
            A caravana teatral “Nas Trilhas de Rondon – 100 Anos de História” terá início dia 13 de fevereiro na cidade de Porto Velho, com duas apresentações da peça “A Ferrovia dos Invisíveis.” Depois segue viagem rumo ao interior do Estado, passando por 17 cidades ao longo da BR 364, com apresentação em Cuiabá e finalizando na Chapada dos Guimarães.
          O Grupo refaz o caminho inverso de Rondon com apresentações e oficinas pelas cidades da BR-364, com objetivo de estabelecer com o público e os grupos locais um diálogo sobre as artes públicas de rua e a cena contemporânea da Amazônia.  

    
                      
          






Cândido Mariano da Silva Rondon era um homem de personalidade forte, destemido e implacável em suas ações.  Ele nasceu em Mimoso distrito de Santo Antônio do Leverger, em 5 de maio de 1865 e faleceu  no Rio de Janeiro em 19 janeiro de 1958. Em seus 93 anos viveu duas realidades do cenário político brasileiro: a Monarquia e República. Serviu ao Exército em ambos os regimes.
                              Rondon serviu o Exército na (ESG) Escola Superior de Guerra, onde também concluiu os estudos. Quando ainda era estudante participou de vários movimentos: abolicionista e republicano. Depois de formado foi nomeado, no início da República, chefe do Distrito  Telegráfico de Mato Grosso.
                              A partir deste cargo, ele se destacou como Militar e Cidadão empenhado em expandir e facilitar a Comunicação no Brasil, abrindo caminhos por onde passaram os cabos telegráficos, não só ligando Mato Grosso a outros estados brasileiros, mas também a uma grande parte do norte e centro-oeste ao resto do país.  
                           No ano de 1907, Rondon e sua equipe, denominada de “Comissão Rondon” construiu linha telegráfica que ligou Cuiabá a Santo Antônio da Madeira, sendo a primeira linha a alcançar a região amazônica.  E foi no percurso da linha telegráfica que nasceram as principais cidades de Rondônia à margem da BR 364.                 

PROGRAMAÇÃO EM
Vilhena:
24/02 (domingo) - BIBLIOTECA MUNICIPAL "MONTEIRO LOBATO"
Das 09h00min às 12h00min
Oficina Teatral

24/02 (domingo) - PRAÇA PADRE ÂNGELO SPADARI
À partir das 16h00min
Peça "Psiu"

24/02 (domingo) - PRAÇA PADRE ÂNGELO SPADARI
À partir das 20h00min
Intervenções urbanas

Postagens Relacionadas
Anterior
« Anterior
Proxima
Proxima »