ACIDENTE AMBIENTAL OU IRRESPONSABILIDADE CONTRA RIO DOCE E A POPULAÇÃO DE BENTO RODRIGUES EM MARIANA - MG (destruíção total de uma localidade)



           SAMARCO só priorizou aumento da produção de minério de ferro sem investir em segurança contra possível rompimento da barragem de rejeitos e, consequentemente, em novembro de 2015 provocou a maior tragédia ambiental em Bento Rodrigues/ Mariana/MG, com saldo de 11 mortos identificados, 12 desaparecidos, 1,4 mil pescadores desempregados e morte imediata de três mil toneladas de peixes, além de deixar as águas do Rio Doce e afluentes estéreis.
   
              A mineradora SAMARCO que explorava minério de ferro no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana/MG é a 10ª maior exportadora de minério de ferro do Brasil para o mundo desenvolvido. Possui base comercial com escritório de vendas  em Vitória ES, Amsterdam (Holanda) e Hong Kong (China) e empregava cerca de três mil trabalhadores e mantinha uma cadeia de 3,5 mil fornecedores.  A BHP Billiton foi criada a partir  da fusão da Broken Hill Paroprietary Company (BHP), empresa australiana, com  a Billiton, empresa inglesa que tinha extensiva operação  na África do Sul.
            Unidos aos gringos está a VALE DO BRASIL com participação de 50% nos lucros da SAMARCO, por meio de uma joint venture com a BHP Bililiton, a maior empresa de mineração do mundo.  Porém, uma coisa é certa, eles vão transformar o Brasil na segunda Serra Leoa, que conforme a ONU é o lugar mais pobre do planeta, com renda per-capta de U$=490 dólares. É bom frisar que Serra Leoa também era rica em diamantes e ferro.
            Desastre já era previsto, mas com objetivo de aumentar a produção e o lucro, a empresa Samarco não se preocupou com a segurança da barragem onde eram depositados os rejeitos.  A lama tóxica cobriu a cidade.  Os moradores perderam tudo que obtiveram ao longo da vida. 
            O resultado da tragédia ambiental que contabilizou  11(onze) mortos identificados e 12(doze) desaparecidos deixa 1,4 mil pescadores sem renda e mata de imediato 3(três) mil  toneladas de peixes, além de deixar  estéril as águas  do Rio Doce e seus afluentes  por tempo indeterminado. Mas as consequências não se limitam a isso, porque  vai multiplicar o número de vítimas.

Categoria:  Destruição ambiental

Pesquisa:  Internet
Imagens:  Internet
Postado por Lucineide Clara de Alencar Barros

Postagens Relacionadas
Anterior
« Anterior
Proxima
Proxima »