Revegetação das nascentes do Rio Pires de Sá.

            
         Hoje, às 8h, nas nascentes do Rio Pires de Sá, às margens da BR 364, próximo da Rical, alunos e professores da Escola Zilda da Frota Uchôa lançaram a Pedra Fundamental dos 7(sete) anos de revegetação das matas ciliares das nascentes do Rio Pires de Sá. O evento contou com a presença de autoridades e de colaboradores do Projeto.
     As nascentes do Igarapé Pires de Sá localizam-se no início do perímetro urbano e suas águas percorrem a Vila Operária, Setor Industrial, Quinto Bec, Centro, Bairro São José e deságuam no Rio Barão do Melgaço.  Por mais de sete décadas serviu a comunidade com abastecimento de água às famílias de pioneiros que por aqui se instalaram e construíram Vilhena.
       Com a exploração demográfica sem planejamento estratégico e o surgimento de atividades agroindustriais, suas margens foram comprimidas, as matas ciliares destruídas, seu leito e nascentes soterradas.  É neste cenário de inconsciência humana em relação ao meio ambiente, que a Escola Zilda da Frota Uchôa teve a iniciativa em 2007 de desenvolver um Projeto de Revitalização das Nascentes. As árvores estão adultas, inclusive algumas já produzem frutos.

        Mas alunos e professores não dão por encerrado o trabalho.  Agora  vão iniciar uma nova etapa, com a execução do Projeto: “Nas águas da Memória... que pretende resgatar o patrimônio imaterial composto por lembranças da população local a respeito das nascentes hídricas de Villhena que será realizado em parceria com o Ponto de Cultura Cone Sul Plural, através do Programa Mais Cultura nas Escolas”.





Categoria: Evento
Imagens: Lucineide Clara de Alencar Barros
Postado: Lucineide Clara de Alencar Barros











Postagens Relacionadas
Anterior
« Anterior
Proxima
Proxima »