EJA







Em entrevista para o Blog Percursos do Olhar, Maria da Penha Batista, Diretora da Escola Estadual Wilson Camargo fala sobre a "Modalidade EJA"








O que vem a ser EJA?
É uma modalidade de ensino da rede pública com objetivo de desenvolver o ensino fundamental e médio com qualidade às pessoas que não possuem idade escolar e nem oportunidade.  Visa alfabetizar e escolarizar através de cursos que atendam as especificidades dos alunos jovens e adultos, estruturado em módulos, ciclos ou etapas, correspondentes, em média, há um ano, uma vez que leva em consideração a experiência e os conhecimentos prévios que os alunos já possuem.
2- Em sua opinião, o que motiva a procura pela modalidade EJA?
Embora a educação de jovens e adultos seja prevista no artigo 208, inciso I da Constituição Federal de 1998, que garante o acesso e a permanência ao ensino fundamental, para depois  ingressar no ensino superior, a motivação da maioria dos alunos não está ligada à formação acadêmica, mas na garantia do emprego.  Hoje, as empresas exigem certificado de conclusão do ensino médio e isto acirrou a concorrência. Aquele que não concluir o segundo grau, corre o risco de ser excluído.
3- A cada seis meses de aula concluem-se um ano.  Como são reforçados os conteúdos para que os alunos tenham condições de competitividade no ENEM e em concursos públicos?
Os conteúdos são bem condensados, o que não significa prejuízo de conhecimento, porque há planejamento específico para garantir a qualidade de ensino.  O sucesso depende de cada aluno, tanto é verdade que alunos de EJA já foram aprovados em vestibular.
4- Qual a porcentagem de alunos matriculados na modalidade EJA da Escola Wilson Camargo?
No período noturno só funciona EJA. O aluno jovem de EJA è reiniciante porque já foi desistente do ensino médio quando estava na idade escolar e o aluno adulto não teve oportunidade. Ambos vislumbram futuro melhor, até porque, a EJA, com suas funções reparadora, equalizadora e qualificadora, explicitadas no Parecer CNE nº 11/2000, vem como um caminho para quitar essa dívida social, que faz parte da nossa história e da vida de tantos indivíduos. Reparadora no sentido de garantir não só o direito a uma escola de qualidade, mas também de reconhecer a igualdade de toda e qualquer pessoa. Equalizadora por garantir a igualdade de oportunidades, de participação, possibilitando a essas pessoas novas inserções no mercado de trabalho e na sociedade. Qualificadora, que é o próprio sentido da EJA, com o objetivo de educar e reeducar-se permanente, por toda a vida, em uma sociedade voltada para o universalismo, a solidariedade, a igualdade e a diversidade.

5- Quais as escolas em que funcionam EJA?

Além da nossa escola, funciona também na Escola Machado de Assis.
Categoria: Entrevista
Postado por:Lucineide Clara de Alencar Barros 

Postagens Relacionadas
Anterior
« Anterior
Proxima
Proxima »