Feliz dia das crianças!

                                  



                                                          Imagem da internet
                                                       O que me fará  cidadão?       

            
                  Escola, creche, alimentação, carinho, amor, saúde, esporte, dignidade, moradia, lazer, segurança, estrutura familiar, dedicação, cuidados, compreensão, bons exemplos, respeito recíproco, educação moral, diálogo.  CIDADANIA!

Em sua opinião, quais as prioridades para a infância e juventude?



    Conselho Tutelar de Vilhena-Ro.
              
    Conselheiras: Elisabette Batista da Silva, Suzana Martins da                                     Silva, Patrícia Alves da Silva, Lucimar.
 Borges de Oliveira, Marisa Erdmann.
                        

   


              Ter estrutura familiar.  As famílias deveriam primar por princípios morais na educação dos filhos. É flagrante a falta de respeito, autonomia familiar e de amor ;   bem como é  relevante a indisciplina e falta de bons exemplos.  A situação socioeconômica ou pobreza extrema das famílias não é pretexto para negar educação moral aos jovens.
         Os pais exigem dos filhos o que não são capazes de honrar. Na presença deles,  bebem, fumam, mentem,   digladiam-se e falam palavrões.  Os pais são o “espelho moral ou imoral” para os filhos e eles o  reflexo de tudo.
                                                     
                                                 
                                                          
                                                                 
          

                                         
     Gleice Regina Stein (30)                                          
     Advogada

     Vilhena-RO                                                            


               

       
               
              "Em minha opinião, o mais importante que se pode oferecer à infância e juventude é a dignidade, o que se inicia através da proteção à maternidade, seguidos pela educação, saúde, trabalho, moradia, lazer e segurança. Entendo que somente podemos formar bons cidadãos se estes forem tratados com respeito e lhe forem passados princípios morais e éticos desde a mais tenra idade.




Lucimar de Morais Batista (34)
Professora
Vilhena-RO
   
             





               Como educadora, mãe e amiga, considero que a criança para ter um harmonioso desenvolvimento de sua personalidade, deve ter uma família que a protege, de um ambiente de felicidade, amor e compreensão, pois o que nos deparamos no cotidiano da escola é com pequenos carentes, adolescentes rebeldes, que chamam atenção e clamam por um pouco de carinho. 
           Considerando também que para estar preparada para uma vida independente na sociedade deve ser educada e acima de tudo receber uma educação de qualidade. Entendo também que deve ser repensado nas políticas públicas voltadas para a Criança e Adolescentes, precisamos de mais investimentos em cursos, em lazer, em ocupação para retirar os jovens da rua, banindo assim o trabalho escravo.

                                                          
                                                                      


                                                                  


Neide Herculano Maria (52)
Comerciante (Papelaria Central)
Vilhena-RO


                 


                     Educação! É necessária formação cultural para ter prosperidade na vida e em segundo lugar cuidado com a saúde.  A escola deveria transformar o aluno em cidadão, conscientizá-lo de seus direitos e obrigações.  É dever do aluno  estudar,  tirar boas notas, ser sociável  e ter boas maneiras.    Além do currículo escolar, o aluno deve ter conhecimento básico de informática para melhor sintonizar-se com o mundo moderno.   O rendimento escolar depende de boa alimentação; por isto é imprescindível que lhe seja oferecido lanche ou merenda com qualidade nutricional.
                O esporte é importante na vida escolar. Ele ajuda a ter disciplina,  ver o mundo com outros olhos. A criança sonha! O esporte tira a juventude das drogas, permitindo-lhe vida harmoniosa e de sucesso.
        Festas para o dia da criança? Não é a solução! Solução é conteúdo educacional e profissionalizante.  Há instituições públicas e privadas que oferecem cursos profissionalizantes ao alcance de todos. Cursos que transformam o indivíduo e promovem a autoestima. 







Solismar Aparecida Pretto (39)
Profissão: do lar
Vilhena-RO



          Escola, saúde, creche, alimentação, brinquedo e principalmente amor e carinho. Mas falta, também, orientação. Muitos menores são abandonados pelo pai e, às vezes, pela mãe. É necessário ir à justiça para garantir a sobrevivência do menor.
         Hoje em dia, Jovens são  pais muito cedo e, consequentemente, não têm condições financeiras para criá-los. A solução é deixá-los com os avós que, com a aposentadoria, se responsabilizam pela educação dos netos. Caso não haja nenhum parente, as crianças são abandonadas e passam a viver nas ruas.  









José Gonçalves Lacerda, (49).
Profissão: cobrador autônomo
Vilhena-RO

             




                A prioridade é resgatar o respeito, obediência aos pais, educação moral e diálogo!
              
              Primeiro é necessário mudar as leis, de forma que liberte os pais para que possam educar os filhos. Escola ensina, não educa!  A educação deveria ser como antigamente: com respeito na hierarquia entre pais e filhos, pelos mais velhos e professores. Porém, sem violência física e com muita conversa. Nesta época os pais trocavam a escola pelo trabalho, o que reflete negativamente até hoje.             
            Era costume os filhos dar satisfação ou pedir aos pais para ir à festa!  Os rapazes pediam a moça em namoro e depois em casamento. As mulheres sempre trabalharam em casa ou fora, mas eram mais discretas. Os casamentos eram duradouros e não havia tanto roubos.                                                                      O rompimento com o velho padrão educacional gerou improdutividade, desinteresse e marginalizou milhares de jovens. 
                Muito amor e carinho às crianças!  BEIJOS!


                             Imagem da internet

Categoria: enquete
Postado por: Lucineide Clara de Alencar Barros

Postagens Relacionadas
Anterior
« Anterior
Proxima
Proxima »