Revegetação das nascentes do Rio Pires de Sá.

Revegetação das nascentes do Rio Pires de Sá.
            
         Hoje, às 8h, nas nascentes do Rio Pires de Sá, às margens da BR 364, próximo da Rical, alunos e professores da Escola Zilda da Frota Uchôa lançaram a Pedra Fundamental dos 7(sete) anos de revegetação das matas ciliares das nascentes do Rio Pires de Sá. O evento contou com a presença de autoridades e de colaboradores do Projeto.
     As nascentes do Igarapé Pires de Sá localizam-se no início do perímetro urbano e suas águas percorrem a Vila Operária, Setor Industrial, Quinto Bec, Centro, Bairro São José e deságuam no Rio Barão do Melgaço.  Por mais de sete décadas serviu a comunidade com abastecimento de água às famílias de pioneiros que por aqui se instalaram e construíram Vilhena.
       Com a exploração demográfica sem planejamento estratégico e o surgimento de atividades agroindustriais, suas margens foram comprimidas, as matas ciliares destruídas, seu leito e nascentes soterradas.  É neste cenário de inconsciência humana em relação ao meio ambiente, que a Escola Zilda da Frota Uchôa teve a iniciativa em 2007 de desenvolver um Projeto de Revitalização das Nascentes. As árvores estão adultas, inclusive algumas já produzem frutos.

        Mas alunos e professores não dão por encerrado o trabalho.  Agora  vão iniciar uma nova etapa, com a execução do Projeto: “Nas águas da Memória... que pretende resgatar o patrimônio imaterial composto por lembranças da população local a respeito das nascentes hídricas de Villhena que será realizado em parceria com o Ponto de Cultura Cone Sul Plural, através do Programa Mais Cultura nas Escolas”.





Categoria: Evento
Imagens: Lucineide Clara de Alencar Barros
Postado: Lucineide Clara de Alencar Barros










Mais informações »