SERVIDORES MUNICIPAIS REALIZAM PASSEATA AMANHÃ (21)

SERVIDORES MUNICIPAIS  REALIZAM PASSEATA AMANHÃ (21)
        

         

         Servidores municipais em greve compareceram na Sessão da Câmara de Vereadores desta terça-feira (20) com objetivo de serem recepcionados e promover diálogo entre a classe e os Poderes Legislativo e Executivo sobre as 19 reivindicações da categoria. Mas, Infelizmente, foram ignorados, a Sessão da Câmara durou apenas alguns minutos e o prefeito Zé Rover não compareceu.
        Como continuidade da luta pelas reivindicações, os servidores municipais realizam passeata amanhã, quarta-feira (21). Os grevistas vão percorrer os trechos: Avenida Sabino Bezerra de Queirós, rumo a Avenida Presidente Nasser. Depois seguem até Avenida Curitiba, rumo à Avenida Melvin Jones. A passeata termina em frente à Escola Cristo Rei. 
Categoria: Matéria especial
Postado por: Lucineide Clara de Alencar Barros
Mais informações »

SERVIDORES MUNICIPAIS DEFLAGRAM GREVE PORQUE NÃO HOUVE NEGOCIAÇÃO COM O EXECUTIVO.

SERVIDORES MUNICIPAIS DEFLAGRAM GREVE  PORQUE NÃO HOUVE NEGOCIAÇÃO COM O EXECUTIVO.






             












                    

                 

                Na  assembleia de hoje (19), na sede do Sindisul, os servidores municipais de Vilhena decidiram deflagrar greve geral da categoria, com adesão de todas as secretarias. Os servidores alegam que a pauta com 19 reivindicações apresentada ao prefeito Zé Rover não teve avanço.

             Porém, o Sindisul  afirmou que vai  cumprir as exigências legais  de manter parte dos serviços públicos funcionando. Disse, também, que os servidores vão cobrar da Câmara de Vereadores a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI)  para investigação de contratação ilegal de  ocupantes de cargos comissionados de  várias secretarias. Eles alegam que com o corte dos comissionados, o prefeito Zé Rover teria condições de honrar reajuste do funcionalismo. 

Categoria: matéria especial
Postado por:Lucineide Clara de Alencar Barros


Mais informações »

Funcionários Públicos Municipais de Vilhena poderão deflagrar greve a partir do dia 19 de agosto, caso a Administração não atenda as reivindicações.

              Funcionários Públicos Municipais de Vilhena  poderão deflagrar greve a partir do dia 19 de agosto, caso a Administração não atenda as reivindicações.
           


















                 A Assembleia Geral Extraordinária realizada no dia 7/8/2013, na sede do SINDSUL, decidiu os pleitos que constituem a Pauta de Reivindicações dos Servidores Municipais, ficou decidido ainda que, caso não haja propostas e atos concretos por parte da Administração quanto à pauta, a categoria deflagrará greve geral a partir do dia 19/08/2013, a qual poderá ser suspensa por decisão da assembleia geral que será realizada na referida data. Veja a pauta de reivindicações: 

1.      Reposição das perdas salariais acumuladas nos últimos anos, que deverá ser repassada nos mesmos índices da inflação ou do reajuste aplicado ao salário mínimo nacional.
Justificativa: A Administração Pública Municipal tem feito apenas algumas readequações desta ou daquela categoria, sem, contudo, conceder reposição das perdas a todos os salários, conforme estabelece a legislação vigente.  Ou seja: sempre se concede melhorias a uma pequena parcela dos servidores, enquanto a grande maioria fica prejudicada.
2.      Pagamento do auxilio transporte no valor integral, conforme estabelece a legislação vigente.
Justificativa: A Administração Pública Municipal vem pagando apenas parte do valor devido aos servidores estatutários referente ao auxílio transporte e, em virtude de um decreto absolutamente ilegal, não vem pagando o auxilio transporte aos servidores comissionados.
3.      Reajuste do auxílio alimentação nos mesmos índices da inflação verificada nas últimas décadas.
Justificativa: O auxílio alimentação não sofre rejustes desde 1993, apenas em 2012 a Administração Pública Municipal concedeu um pequeno reajuste, muito abaixo do índice inflacionário dos últimos anos. Vale lembrar que deve ser aplicado ao auxílio alimentação todo o aumento do custo de vida verificado desde o ano de 1993, quando o benefício foi implantado. Certamente, promovendo a referida atualização chegaremos a um valor pelo menos três vezes maior do que está sendo pago.
4.      Implantação do auxílio saúde no valor de R$ 100,00 para cada servidor, conforme foi prometido pela Administração há mais de um ano.
Justificativa: Em 2012 a Administração Pública Municipal se comprometeu em implantar o auxílio saúde para todos os servidores que aderissem a qualquer plano de saúde e ainda não o fez. Vale lembrar que o Estado paga um auxílio saúde de 150,00 a todos os servidores titulares de plano de saúde. Por outro lado, deve ser levado em conta que o servidor que tem plano de saúde, bem como seus dependentes, não utilizarão a rede pública, o que causará economia aos cofres municipais.
5.      Pagamento do adicional de insalubridade nos graus devidos a cada servidor, mediante a elaboração de um laudo técnico de insalubridade, relativo a todas as funções que exercem atividades insalubres.
Justificativa: Vários servidores exercem função insalubre e não recebem nada por isso. Não obstante, a Administração Pública Municipal reduziu o percentual da insalubridade de diversas categorias, sem apresentar justificativa para isso.
6.      Pagamento das horas extras trabalhadas no mês imediatamente posterior ao mês trabalhado.
Justificativa: A Administração Pública Municipal exige o cumprimento de horas extras e não vem pagando o valor devido a cada servidor. Quando muito, paga-se apenas parte das horas trabalhadas. Vale lembrar que a base de cálculo da hora extra é o total da remuneração e não o salário base.

7.      Implantação do Plano de Carreira de todos os servidores, tendo em vista que somente foi implantado o plano de carreira da Educação.
Justificativa: O plano de carreira é o mecanismo necessário à eliminação de distorções entre funcionários da mesma hierarquia, além do que, cria incentivos à carreira, assegurando a valorização profissional através de progressões e ascensões funcionais.
8.      Revisão do Plano de Carreira da Educação, tendo em vista o dispositivo legal que impõe a garantia de revisão anual, o que não vem sendo respeitado pela Administração Municipal.
Justificativa: Todo salário deve ser revisto periodicamente, isso por que, o poder aquisitivo do trabalhador vai diminuindo com o passar do tempo, ante os efeitos da inflação. Por isso mesmo, existe a diretriz emanada do MEC no sentido de promover a revisão anual dos salários. De mais a mais, vão surgindo alterações na relação de trabalho que precisam ser adequadas de quando em quando.
9.      Pagamento dos reflexos da incorporação do abono de R$ 200,00 ao salário base, retroativo a janeiro de 2013, conforme previsto na legislação municipal, tendo em vista que a referida incorporação somente foi feita a partir do mês de maio 2013.
Justificativa: A lei que determinou a incorporação do abono ao salário base estabeleceu que o pagamento da diferença dos valores acrescidos às demais verbas fosse feito retroativamente ao mês de janeiro de 2013. Entretanto, o Município não promoveu o referido pagamento retroativo.
10.  Adequação da quantidade de alunos por sala de aula, tendo em vista que o número de alunos está bem acima daquele previsto na legislação educacional.
Justificativa: É evidente que a qualidade do ensino cai quando o professor tem que dar aulas para o dobro da quantidade de alunos recomendados pela legislação. Ademais, a superlotação das salas de aula tem exigido esforço redobrado dos professores, sem que os mesmo recebam nenhuma compensação.
11.  Aplicação dos mesmos índices de reajustes do Piso Nacional da Educação para todos os profissionais do magistério.
Justificativa: O profissional do magistério é regido por uma legislação específica. O piso nacional do magistério é o paradigma adotado como parâmetro para a política salarial da educação. Entretanto, não basta que se pague o valor do piso. É necessário aplicar os mesmos índices de reajustes ali adotados, sob pena de acumular perdas salariais.
12.  Revisão das referencias, classes e categorias dos servidores que tiveram mudança na carreira, em virtude das readequações feitas pela Administração Municipal.
Justificativa: Conforme já foi explicado, a Administração nunca concedeu aumento geral para os servidores municipais. No caso da Secretaria de Obras, por exemplo, apenas se alterou alguns salários para mais. Entretanto, modificaram a posição dos servidores na carreira. Ex.: Servidor que era da categoria “C” passou a integrar a categoria “B”, caracterizando evidente retrocesso na carreira.
13.  Manutenção da mesma referência para os servidores que prestarem concurso e modificarem o contrato de trabalho para uma função melhor posicionada na carreira.
Justificativa: Com o plano de carreira da Educação os professores “A” foram transpostos para “B” mantendo a referência do contrato anterior. Todavia, aqueles professores que prestaram novo concurso e ingressaram numa carreira mais elevada, foram contratados na referência inicial da carreira. Ora, isso é um contrassenso, pois se o direito foi reconhecido aos servidores que foram transpostos sem concurso, com muito mais razão, deveria ser reconhecido àqueles que modificaram o contrato por força de um concurso público.
14.  Extensão da gratificação de alfabetização a todos os professores que atuam no bloco “séries iniciais - alfabetização”.
Justificativa: Atualmente, somente os professores da segunda série recebem a referida gratificação. Ocorre que foi o criado o Bloco de alfabetização. Com isso, não só os professores de segunda série fazem jus à gratificação, mas todos aqueles que atual nas séries iniciais (até 3ª série).
15.  Realização de concurso público para preenchimento de vários cargos, tendo em vista a exaustiva determinação para que diversos servidores trabalhem em hora extra, praticamente desvirtuando o referido instituto, transformando o trabalho extraordinário em ordinário.
Justificativa: O número de horas extras e plantões extras são absolutamente exagerados. Que o digam os professores e os profissionais da área de enfermagem. E o pior de tudo é que o horário trabalhado extraordinariamente não vem sendo pago conforme deveria.
16.  Suspensão de toda e qualquer contratação de mão de obra terceirizada, tendo em vista que estas oneram sobremaneira o erário municipal, além do que demandam recursos que deveriam ser destinados aos salários da categoria.
Justificativa: É evidente que a contratação de empresas de prestação de serviços terceirizadas sai muito mais caro para a Administração, pois além dos salários deve-se pagar os lucros do empresário. Ademais, basta que se faça concursos sérios para se obter contratações de profissionais qualificados.
17.  Redução drástica no quadro de cargos comissionados, tendo em vista que vários deles são desnecessários e nem todos os nomeados dão a efetiva contraprestação dos serviços.
Justificativa: Em janeiro deste ano foi aprovado uma lei criando a nova estrutura organizacional da Prefeitura e concedendo aumento aos salários dos agentes políticos, cargos comissionados e funções gratificadas. Percebe-se que a referida estrutura gera uma despesa de aproximadamente R$ 1 milhão de reais por mês, apenas para pagamento dos cargos comissionados. Entendemos que a alegação de que falta dinheiro para pagar melhores salários é absolutamente falsa. Pois basta que se reduza a inchada estrutura de cargos comissionados para que sobre recursos a serem destinados aos salários daqueles que, efetivamente, carregam o município nas costas.
18.  Melhores condições de trabalho a todos os servidores, tais como, vestuários e equipamentos de proteção e segurança para aqueles que prestam serviços gerais; cursos de formação e aperfeiçoamento; etc.
Justificativa: É de conhecimento público que a Justiça brasileira não tutela apenas a preservação dos salários, mas, sobretudo, zela pela segurança do trabalhador. Nesse contexto, devem ser asseguradas condições dignas de trabalho a todos os servidores municipais, fato que não vem ocorrendo.
19.  Pontualidade no repasse das verbas previdenciárias ao IPMV - Instituto de Previdência do Município de Vilhena.
Justificativa: A aposentadoria digna é direito do servidor. Portanto, os valores descontados no salário do servidor, bem como a parte patronal do imposto previdenciário devem ser repassados ao IPMV dentro do prazo legal, sob pena de estarmos contribuindo para uma instituição fadada à falência, que não atenderá as necessidades futuras dos servidores, exatamente quando estes mais precisam de apoio. É comum vermos na imprensa notícias de que o Município não vem repassando as verbas ao IPMV da forma correta. Vale lembrar que a retenção de recursos descontados dos servidores caracteriza o crime de apropriação indébita previdenciária. Do mesmo modo, o pagamento de juros pelo Município caracteriza ato de improbidade administrativa que causa prejuízo ao erário, ao tempo em que a renúncia do recebimento de juros pelo IPMV também caracteriza ato de improbidade administrativa.

Categoria: matéria especial
Postado por:Lucineide Clara de Alencar Barros




Mais informações »

FUNCIONÁRIOS MUNICIPAIS PARAM POR 24 HORAS!

FUNCIONÁRIOS MUNICIPAIS PARAM POR 24 HORAS!
       
ASSEMBLEIA-GERAL, HOJE, NO SINDUL.








                                        


               
          Funcionários Municipais realizam paralisação por 24 hora. No período desta manhã estão concentrados na sede do Sindul , na rua Deofé Antônio Geremias, Bairro Jardim América, onde discutem pauta de interesse da classe, bem como os motivos pelos quais funcionários emergenciais  da educação não aderiram a paralisação.

 VEJA QUAIS SÃO AS REIVINDICAÇÕES:




Categoria: Matéria Especial
Postado por:Lucineide Clara de Alencar Barros



Mais informações »

SAÚDE PÚBLICA Cofre Forte da Corrupção!

SAÚDE PÚBLICA Cofre Forte da Corrupção!
                  

Imagens da internet



         










                  “A saúde pública do país é uma calamidade! Entre insatisfação de médicos, de funcionários e fraudes milionárias, a saúde pública ficou sucateada. Há necessidade urgente de eliminar os meios de desvios, para depois efetuar investimentos para atender a população.” _Mas, a saúde pública está sucateada por falta de investimentos ou por desvio de verbas? Ou, ainda, faz instrumentalização do "sucateamento da saúde" para justificar solicitação de verbas junto ao governo federal, para depois desviá-las a grupos vinculados ou não à administração pública?_ 
                          
                É dramática a situação da saúde pública no Brasil, seu sucateamento é visível em quase todos os municípios brasileiros. Pasme, mas parece não haver preocupação dos governantes com o sofrimento da população e, infelizmente, dá a impressão de que ela está se acostumando com a situação, considerando normal o péssimo atendimento médico, a falta de equipamentos para realização de exames e falta medicação. Em fim, realidade de maus tratos com desfechos tristes e de muita dor.   Mesmo sem condições de trabalho, os médicos não reclamavam, mas agora que mexeram com eles, reagiram e resolveram apontar o sucateamento da saúde, como inviabilidade técnica e humana de trabalho, ao mesmo tempo em que, se utilizam disto para justificar porque não aceitam trabalhar em cidades do interior do país, onde a situação é ainda pior. Eles não estão errados em recusar a MP dos médicos, até porque, enquanto eles se sacrificam no interior recebendo apenas o salário, os proprietários do dinheiro público se banqueteiam com desvios de verbas da saúde.         
                          A realidade atual provoca forte apelo por investimentos no setor, porque é a saúde que está na UTI por falta de recursos.  Isto com certeza vai forçar a liberação milionária de verbas para saúde nacional. Mas é um grande engano esperar que o sofrimento do cidadão diminua porque o Planalto liberou recursos, pelo contrário, isto  pode  alimentar  a indústria da corrupção da saúde  que deixará  ao paciente só a agulha da seringa para espetá-lo, caso reclame. A saúde acumula inúmeros processos de corrupção, investigados e divulgados amplamente na mídia. Uma das formas clássicas de desvio são as fraudes em licitações, com preços pré-combinados, onde já está embutido o valor que será desviado. Em uma reportagem especial realizada pelos repórteres Eduardo Faustini e André Luiz Azevedo, o Fantástico mostrou como funciona esquema para fraudar licitações de saúde pública, feitas entre fornecedores e funcionários públicos: WWW.moreiranet.com/products/fantástico      
             O Senador Álvaro Dias comentou que o sucateamento da saúde não é por falta de dinheiro “Precisamos urgentemente instalar uma CPI da saúde no Congresso Nacional”, disse.  Ele chegou a esta conclusão após matéria veiculada no Fantástico: FANTÁSTICO MOSTRA COMO É FEITA FRAUDE EM LICITAÇÕES DE SAÚDE PÚBLICA que foi ao ar em 19 de março de 2012 e revelou como funcionava o esquema para fraudar licitações da saúde.  O esquema era montado pelas empresas fornecedoras que se uniram para fraudar a disputa, entravam para perder, garantindo o preço alto da vencedora.  O lucro era dividido entre elas.  http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2012/03/fantastico-mostra-como-e-desvio-de-dinheiro-em-um-hospital-publico.html                   
           
                        O caso mais recente de fraude da saúde ocorreu com o Hospital Universitário do Estado  Mato Grosso do Sul.  Os médicos José Carlos Dorsa (Diretor do Hospital Universitário do Estado) e Adalberto Siufi  (Ex-Diretor do Hospital do Câncer do Estado), de acordo com a Polícia Federal agiam em conluio. Eles fecharam o setor de radioterapia do Hospital Universitário, para triar pacientes para o Hospital de Câncer e de lá para a Clínica particular de Adalberto Siufi. http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2013/05/esquema-de-fraude-na-saude-publica-em-ms-tem-novas-denuncias.html
                         Antes de investir na saúde, é necessário fazer uma limpeza dos roedores, senão é o mesmo que colocar milho e trigo em uma casa cheia de ratos, eles vão enrobustecer e se multiplicar.   Os ratos modernos são acostumados a muito dinheiro, gastança! Com a mão no  dinheiro público paga cirurgia plástica para sua rata que agora tem o abdome lisinho; exibi carrões que não há outro igual na cidade, causando inveja aos apaixonados por motores; está orgulhoso por ser patrimonialista;  participa do lucro ou do patrimônio de empresas sediadas na cidade, é como se fosse uma espécie de sócio, porque recebe uma quantia em dinheiro sem trabalhar e sem investir no negócio, oba! Oba! Vida boa! E ainda fica de olho nos salários de funcionários públicos; concede salários altos mediante devolução do excedente a um salário mínimo, tal mecanismo é vantajoso porque isenta de justificativa sobre sinais de riqueza não compatível com o cargo. É uma prática em que o indivíduo se enriquece aos olhos do mundo sem justificar a origem do dinheiro.  É uma indústria que se utiliza de laranjas descapitalizados, mesmo que haja denúncia, o laranja não tem como devolver o dinheiro fruto da fraude.  Então,   Eh! Eh! Eh!  É só riqueza que não deixar pista!
            As pistas estão aí, fazendo corpo a corpo com a população, mostrando o que tem. No mínimo está mais gordo ou mais bem vestido, exibindo roupas de grife, sorriso de satisfação pelos os bolsos cheios, pelo tratamento odontológico caríssimo e /ou por considerar quem os olham são otários! Quem ganha dinheiro com facilidade faz questão de exibir, compra um carro para cada filho, troca o vira lata por cachorro de raça, muda a cor dos cabelos até ficar feio. Como não reconhecer quem está com o dinheiro da saúde? O Papa Francisco em seu discurso se dirigiu aos corruptos: “Veem até você não para ajudar, mas com egoísmo e benefício próprio”, disse o Papa Francisco. . "Jesus se une a tantos jovens que perderam a confiança nas instituições políticas, por egoísmo e corrupção", declarou o papa.
               Como fiscalizar os recursos da saúde pública, se quem detém e investe os recursos são os mesmos responsáveis? Essa relação é um tanto esquisita, seria algo como contratar um lobo para ser babá de seus filhos!   Eis a questão!  E daí?  Mata-se o lobo e salvar as crianças, ou deixa o lobo devorá-las?
                Nem tudo está perdido, porque existem pessoas abnegadas em favor do próximo. O corpo clínico e demais funcionários de um hospital trabalham pela recuperação do paciente e, na prática do ofício parece não haver divisor entre obrigação e amor. Por mais que haja reclamações deles, o que seria dos pacientes sem esses anjos da guarda? Alguém já se perguntou qual é o estado emocional desses profissionais que sofrem duplamente, quer seja pela falta de recursos e, por presenciar o sofrimento alheio que hoje é do paciente desconhecido, mas amanhã, ele poderá ser o próximo protagonista? Isto não basta, ainda são submetidos à pressão dos baixos salários que finaliza o transtorno social.


Categoria: opinião
Postado por: Lucineide Clara de Alencar Barros


Mais informações »