DIA DOS NAMORADOS



            
 Imagem da Internet           
DIA DOS NAMORADOS
                      










                                           


                                                    Antes de iniciar relacionamento amoroso, primeiro é necessário estar bem consigo mesmo para depois ficar bem com o outro. Desta forma vai evitar sofrimentos emocionais como decepções e anulação pessoal. A necessidade urgente de relacionamento já é indício de baixa-estima, cuja    a qual requer ajuda de um terapeuta. Com a orientação terapêutica é possível experimentar os prazeres de uma relação harmoniosa, construtiva, na qual seus limites são levados em consideração.

             Na visão de terapeutas, não se deve iniciar relacionamento (namoro) com baixa-estima, porque, quando uma pessoa não tem atenção e nem carinho consigo mesma, espera no outro a compensação desta carência. Colocar “o bem estar” nas mãos do outro, as consequências podem ser decepcionantes e dolorosas, porque é controlado e, ainda, se torna uma marionete; e isto faz com que se contente com menos do que merece. Consequentemente, esta situação o leva do êxtase à depressão dependendo do humor do companheiro, namorado ou amante. Mas não é isto que se almeja, o que se pretende é segurança, tranquilidade!  _ Essa sensação, felizmente ou infelizmente, só se encontra na própria pessoa__.
                             Quando é urgente a necessidade de relacionamento, já é indício de que a autoestima precisa de atenção. A solidão é uma penitência, para evitá-la aumenta a necessidade de um relacionamento amoroso. Porém, quando encontra alguém vive sob medo enorme de perdê-lo.  E para evitar a solidão, o indivíduo se anula, faz tudo o que o outro quer ou lhe impõe. Por isto é melhor estar bem consigo mesmo para depois ficar bem com o outro. “Em geral quando terminamos um relacionamento ficamos fragilizados, tristes, melancólicos com a perda. Vivemos um luto. O problema é que neste momento, novamente o valor reforçador de estar com alguém sobe muito, e o ciclo se repete. Por isso, fica a dica: Procure ficar bem consigo mesmo, antes de entrar em um relacionamento. Procure conhecer suas vontades, seus valores, o que lhe falta para ter uma vida tranquila sem depositar  seu bem estar nas mãos de outra  pessoa, passe um tempo sozinho. Se você sente-se muito ansioso,  ou está  colecionando relacionamentos difíceis e com alto custo emocional, vale a pena buscar  um bom terapeuta e, a partir daí, experimentar os prazeres de uma relação harmoniosa, construtiva, na qual seus limites são levados  em consideração. E cuidado! Utilizando das palavras da psicóloga Maria Rafart:  [ Quando se está acompanhado só porque precisa de alguém, reduz  o companheiro a um mero prestador de serviços.] “  Fonte: Psicologia no Cotidiano, Júlio Alberto.

Postagens Relacionadas
Anterior
« Anterior
Proxima
Proxima »